Castelo do Piauí sedia Seminário Regional sobre CBH Parnaíba no dia 30 agosto

Castelo do Piauí é um dos municípios do estado do Piauí a sediar os Seminários Regionais que integram o processo de instalação formal do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba (CBH Parnaíba). O evento será no dia 30 de agosto, a partir das 14 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Av. Antonino Freire, 460, Centro.

A realização é da Agência Nacional das Águas (ANA), da diretoria provisória do CBH Parnaíba e dos governos dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. O objetivo é repassar à população informações sobre o processo de instalação e formas de participação no Comitê, além da legislação de recursos hídricos, com ênfase nas atribuições e na importância dos comitês de bacia para a gestão dos recursos hídricos.

As inscrições para participação nos seminários devem ser feitas previamente no site do CBH: www.cbhparnaiba.com.br/agenda

Quem pode participar?

São convidados a participar agentes e entidades passíveis de compor o CBH, tais como Prefeituras Municipais, entidades representativas de usuários de água, grandes usuários de água, instituições de ensino e pesquisa, membros de colegiados de recursos hídricos e de meio ambiente e associações da sociedade civil com atuação na bacia hidrográfica.

Além de Castelo do Piauí, serão realizados seminários regionais em outros 13 municípios dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará, entre os dias 22/08 a 31/08/2023.

Multiplicadores sociais na sua cidade

Vale ressaltar que, desde meados de junho, mobilizadores sociais estão visitando os 277 municípios da bacia Hidrográfica do rio Parnaíba. Eles estão em 10 áreas de mobilização, com bases de apoio nas cidades de Crateús, no Ceará; Balsas e Timon, no Maranhão; e Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Picos, Valença do Piauí, Teresina, Piripiri e Parnaíba, no Piauí.

O Comitê de Bacia

O CBH Parnaíba é um colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa que reúne 50 representantes divididos em usuários da água, sociedade civil organizada e governo. Nele devem ser discutidos, democraticamente e com transparência, os diferentes interesses sobre os usos da água na bacia.

Sobre a Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba

A Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba abrange uma área de 333.952 km², dos quais 20% estão inseridos no Estado do Maranhão, 75% no Piauí e 5% no Ceará, onde vivem cerca de 5 milhões de habitantes. São 277 municípios sendo 223 piauienses, 35 maranhenses e 19 cearenses.