APRESENTAÇÃO

A população total do município era de 18.339 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000)
Sua área de 2.063,96km² representando 0.8206% do Estado, 0.1328% da região e 0.0243% de todo território brasileiro.
Seu IDH é de 0.596 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
Ano de Instalação? 1938
Microrregião: Campo Maior
Mesorregião: Centro-Norte Piauiense
Distância à capital: 140.6204 Km

Demografia

As informações populacionais foram baseadas nos censos demográficos realizados pelo IBGE (www.ibge.gov.br) nos anos de 170, 1980, 1991 e 2000. Além disso, também é possível encontrar as estimativas de 2001, 2002 e 2003, somente para os municípios.
A metodologia utilizada pelo IBGE em relação à população residente total, por sexo e situação de domicílio é referente aos moradores habituais em casa residência. O recenseamento dos moradores habituais do município que estavam ausentes na data de referência é apresentado a presença inferior a 12 meses na residência em relação à data em que foi feito o recenseamento.
Já o cálculo para a Estimativa Populacional respeita uma série de equações estatística desenvolvidas pelo IBGE na década de 90 dispostas abaixo.
Metodologia adotada nas estimativas populacionais:
O modelo adotado para estimar os contingentes populacionais do municípios brasileiros emprega metodologia desenvolvida pelos demógrafos Madeira e Simões, onde se observa a tendência de crescimento populacional do município, entre 2 Censos Demográficos consecutivos, em relação à mesma tendência de uma área geográfica hierarquicamente superior ( área maior ).
O método requer existência de uma projeção populacional, que leve em consideração a evolução dos componentes demográficas ( fecundidade, mortalidade e migração ), para uma área maior que o município, quer dizer, para a Unidade da Federação, Grande Região ou país. Desta forma, o modelo matemático desenvolvido estaria atrelado à dinâmica demográfica da área maior.
Em síntese, o que a metodologia preconiza é que:
Se a tendência de crescimento populacional do município entre os Censos for positiva, a estimativa populacional será maior que a verificada no último levantamento censitário; caso contrário, a estimativa apontará valor inferior ao último Censo.
Fonte IBGE (www.ibge.gov.br)