Prefeitura de Castelo do Piauí edita decreto sobre medidas de emergência em relação ao novo coronavírus

O prefeito municipal de Castelo do Piauí, Magno Soares, reuniu a imprensa no auditório da Secretaria Municipal de Educação para comunicar as medidas preventivas para evitar a propagação do novo coronavírus no município.

Magno alertou para a gravidade da situação e a importância de prevenir o alastramento do vírus e evitar sobrecarga no sistema de saúde que não suporta uma demanda acima da capacidade.

O decreto publicado nesta quarta-feira (18/03) cria o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao COVID-19. Esse comitê é formado por órgãos da administração municipal e será coordenado pela Secretária Municipal de Saúde, Leila Soares.

O decreto também suspende pelo prazo de 15 dias todas aulas nas unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Educação e todas as atividades coletivas ou eventos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública municipal direta e indireta que proporcione uma aglomerado acima de 30 pessoas em locais fechados e de 50 pessoas em ambientes abertos.

O prefeito ressaltou que a suspensão das aulas não trará prejuízo de conteúdo e frequência dos alunos, pois a administração municipal adotará as medidas para a reposição das aulas.
Como recomendação, o decreto pede que as crianças com menos de 14 anos não fiquem sob cuidados de pessoas com mais de 60 anos no período que as aulas estiverem suspensas.

O comitê criado é a instância para troca de informações sobre o novo coronavírus. A secretária, Leila Soares, alertou para a propagação de fake news e que o comitê é o órgão competente para publicar boletim atualizado com as informações sobre o novo coronavírus.

Com informações: Blog Neto Monte