Prefeitura de Castelo do Piauí anuncia quarentena compulsória para evitar expansão da Covid-19 na cidade

O prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares, anunciou na manhã de hoje (20), novas medidas para conter o avanço do novo coronavírus no município.

Uma das medidas é em relação aos castelenses que chegam de fora, principalmente de regiões onde o número de casos de Covid-19 é considerável, como São Paulo, o epicentro da doença no país.

O prefeito disse que todo embarque e desembarque de passageiros só poderá acontecer na Rodoviária Antonio Luiz Cardoso e que passageiros provenientes de São Paulo que devem chegar amanhã no município de Castelo do Piauí, terão que cumprir uma medida de isolamento, ficando hospedados por 7 dias no CETI Cônego Cardoso. Os que não apresentarem nenhum sintoma serão liberados para seus lares e os que precisarem de algum tipo de atendimento médico serão acompanhados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Essa medida visa proteger os familiares dessas pessoas que estão chegando de São Paulo, assim como toda a população do município. O prefeito disse que embora possa ser considerada por muitos como uma medida extrema, ela é profundamente necessária. Magno disse que o seu dever como gestor é acolher os filhos de Castelo que estão retornando para o seio dos seus lares, mas adotando as recomendações sanitárias dos órgãos de saúde e uma dessas orientações é justamente a quarentena.

O prefeito enfatizou que a escola está sendo preparada para receber essas pessoas que estão retornando para Castelo do Piauí e que a prefeitura dará todo suporte. Durante os sete dias de distanciamento os familiares desses castelenses que estão retornando para a cidade podem entregar algo que seja necessário, mas que haverá controle para que ninguém ou algum objeto saia do local até findar o prazo estabelecido. “O nosso objetivo é cuidar da saúde de todos os castelenses e preservar vidas e mais do que nunca a compreensão e a colaboração de todos se faz necessária nesse momento difícil que passa o mundo todo”, concluiu o prefeito.

Fonte: Comitê de Saúde de Castelo do Piauí.