Castelo do Piauí implanta o programa Busca Ativa Covid-19

115

O Piauí é o primeiro estado do Brasil a implementar o Busca Ativa Covid-19, que tem como objetivo a redução da proliferação do novo coronavírus.

O estado implementou ações para identificar e acompanhar pessoas contaminadas. O programa emergencial conta com a participação dos municípios, que criam equipes para promover o rastreamento.

Castelo do Piauí aderiu ao programa. A iniciativa prevê um trabalho conjunto, utilizando-se das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) no trabalho de campo.

A equipe de Castelo do Piauí começou as ações na segunda-feira (13) e segue durante a semana. Nesta primeira etapa, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo testes em funcionários e proprietários dos comércios essenciais. Obedecendo os critérios de prioridade, como idade e se possuem comorbidades.

Também serão feitos testes em idosos acamados ou pessoas domiciliadas que necessitam de cuidados de terceiros. Após a realização dos testes, as pessoas positivadas para doença passam a ser monitoradas, evitando que a família e outras pessoas sejam também contaminadas.

A ideia é não esperar que os casos cheguem ao hospital, mas ir em busca deles.

A Prefeitura de Castelo sempre trabalhando pelo bem da nossa gente.

Compartilhe