Nesta quinta-feira (24), o município de Castelo do Piauí participou da Reunião Territorial com os municípios que compõem o Território dos Carnaubais, realizada na cidade de Campo Maior. O encontro contou com a presença de representantes do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Sada).
Na ocasião, foi realizado o decreto coletivo de perda da safra 2025, em virtude dos impactos climáticos que prejudicaram as produções agrícolas da região.
O secretário de Agricultura de Castelo do Piauí, Jonas Soares, destacou a importância do decreto e reafirmou o compromisso da gestão com os agricultores:
“Esse decreto é essencial para que possamos fazer os laudos de perda em nosso município e, assim, sermos atendidos pelo programa Garantia-Safra. Nosso compromisso é estar ao lado do agricultor e garantir que ninguém fique desamparado diante das dificuldades enfrentadas no campo”, destacou.
Ainda segundo o secretário, o momento exige articulação junto aos governos estadual e federal. “Estamos atentos e atuando para proteger o sustento das famílias que dependem da agricultura. Estamos diante de uma estiagem muito grande, onde teremos que buscar melhorias em todas as instituições, seja estadual ou federal, para que possamos minimizar as dificuldades a serem enfrentadas pelo nosso povo”, afirmou.
O Garantia-Safra é um programa do Governo Federal que assegura apoio financeiro a agricultores familiares que sofrem perdas na produção devido à seca ou excesso de chuvas.
Com o decreto assinado, os municípios do território avançam no processo de formalização para que os agricultores afetados possam receber o benefício.