Na última quinta-feira (8), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SETAS) realizaram uma importante ação no anexo da Escola Edmar Lima, em alusão à campanha Maio Laranja, que tem como foco o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A atividade contou com a participação do Conselho Tutelar e envolveu alunos da unidade escolar. O psicólogo Luciano Lima falou sobre os riscos nas redes sociais, alertando para situações de aliciamento, exposição indevida e manipulação virtual.
Ele reforçou a importância do uso consciente da internet como forma de proteção. A conselheira tutelar Cássia Brandão orientou os estudantes sobre como identificar e se proteger de situações abusivas, alertando para os perigos de compartilhar fotos íntimas e incentivando a denúncia de qualquer forma de violência.
O advogado Harison Milanes, do CREAS, explicou os principais sinais de abuso, como funciona a rede de proteção da assistência social e apresentou o projeto da sala de escuta especializada que será implantada no município.
A assistente social Gilmara Lima, da Secretaria de Educação, conduziu um momento lúdico com os alunos, destacando as formas de autoproteção de maneira leve e acessível. “Agradecemos à direção da Escola Edmar Lima pelo acolhimento e pelo compromisso com a proteção das crianças e adolescentes”, destacou a conselheira Cássia Brandão. – titulo para materia