Prefeitura de Castelo inicia batimetria nos açudes do município

A Prefeitura de Castelo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deu início a Batimetria nos açudes da região.

A localidade Açude Várzea foi a primeira a receber a análise técnica sobre a estrutura do açude.

O levantamento batimétrico é uma ferramenta utilizada para medir a profundidade de lagos, rios, barragens e até oceanos, sendo expressa em cartografia por meio de curvas batimétricas que ligam pontos de profundidade iguais. Com ela é possível obter informações a respeito do relevo, formato e textura desses ambientes.

Os resultados obtidos a partir da batimetria são importantes para diversas áreas. Por exemplo, para a agricultura, esse tipo de levantamento é determinante para ter um controle mais preciso sobre barragens de irrigação, sua capacidade de armazenamento de água e processos erosivos. Também é fundamental para obtenção de licenças junto aos órgãos reguladores para autorizar a construção de barragens.

Na Piscicultura, a técnica pode ser usada para elaboração de projetos através do estudo semestral do período de estiagem, colaborando também para a possibilidade de abertura de tanques-rede nos locais que são feitos o levantamento batimétrico.

A equipe técnica irá visitar todos os açudes nas próximas semanas.

Estiveram presentes na visita técnica o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Joelson Vieira, o Instrutor do SENAR-PI, Audemir Alves, o Técnico Agrícola, Edmilson Rodrigues, e o Agrônomo, Joaquim Rogério jr.

Por ASCOM – Prefeitura de Castelo do Piauí