CANYON FEST POTI SERÁ O NOVO FESTIVAL DE CASTELO DO PIAUÍ

1927

Com uma nova proposta, o festival que acontece há 12 anos em Castelo do Piauí está confirmado para os dias 28 a 30 de julho de 2017. O governador do estado, Wellington Dias, já sinalizou o apoio da estrutura governamental para a realização de mais uma edição do festival que já faz parte do calendário estadual de eventos.

Com a proposta de tornar o Cânion do Poti um destino turístico sustentável, o festival passará por algumas mudanças que o prefeito Magno Soares classificou como uma evolução do evento. Para tratar da realização do festival que não tem um nome definido, mas que poderá ser chamado de “Canyon Fest”, o prefeito esteve reunido com o deputado estadual João de Deus, o publicitário Alcide Filho e o Secretário Municipal de Turismo, Anderson Lima, além da Secretária de Saúde Leila Soares, do secretário de finanças Marcos Aurélio e o coordenador de eventos Barbosa.

A ideia principal dentro da realização do evento é estruturar o Canyon do Poti para que se torne um destino turístico a ser explorado por pessoas de todo o Brasil e do mundo. A ideia do governador Wellington Dias é apostar no ecoturismo como fonte de renda para os municípios de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí.

O governador garantiu colaborar com a prefeitura para recuperar a estrada que dá acesso ao local e elaborar um projeto para pavimentação desse trecho até 2018. A proposta é que seja dado início de imediato à elaboração de um plano de turismo para dez anos, criando as condições de tornar esse destino turístico conhecido internacionalmente, favorecendo os mais diversos tipos de atividades que podem se tornar produtos turísticos, possibilitando geração de emprego e renda para os municípios que passarão a compor essa integração turística consorciada.

Para Alcides Filho, o evento no formato atual não produz os efeitos esperados. Na sua explanação ele relacionou a expressão evento com a palavra vento, ou seja, algo passageiro. Para ele o festival tem que ser algo que produza resultados durante todos os dias do ano e não apenas três dias.

Em relação às atrações musicais, o prefeito Magno disse que vai anunciar em breve, pois ainda falta fechar alguns detalhes. Sobre o funcionamento da praça de eventos ele declarou que as atividades não serão restritas à noite, mas sim que a movimentação começará a partir do meio dia e que muitas empresas irão se instalar nos stands no sentido de promover diversos tipos de negócios. Haverá também um espaço para exposição da produção agrícola com base nas feiras de agricultura familiar que já estão acontecendo no município.