SEMED lança campanha de incentivo à leitura na Educação Infantil, projeto AlfaLetrar e entrega de baús literários para as escolas

0
739

A Prefeitura de Castelo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste sábado (17) o lançamento da campanha de incentivo à leitura na Educação Infantil “Ler para avançar mais”, a entrega dos baús literários para as escolas e o lançamento do projeto AlfaLetrar.

A campanha de incentivo à leitura é um convite do programa “Alfabetização na Idade Certa”, programa do Governo do Estado do Piauí, para que todos que atuam na educação, dentro e fora das salas, defendam que todas as crianças tenham direito à leitura, pois incentivar a leitura é democratizar saberes, é promover a equidade e a justiça social.

“Quero externar a minha gratidão ao prefeito Magno que, de pronto, não só assinou o termo de adesão ao programa, como também tem sido um grande parceiro, militante inclusive, para garantir os direitos de aprendizagens de nossas crianças”, agradeceu a secretária Idala Moreira.

“No âmbito da educação infantil, entendemos que cada passo que damos para nutrir as mentes de nossas crianças é um passo para moldar um futuro melhor. E existe melhor maneira de estimular a imaginação, curiosidade e amor pelo aprendizado do que através das páginas de histórias cativantes?”, destacou a gestora.

Na oportunidade, também foi realizada a entrega dos baús literários para 11 (onze) escolas municipais que ofertam educação infantil:

1-CMEI PROFESSORA JOSEFA ROCHA;
2- CMEI PROFESSORA MARIA APARECIDA;
3- CRECHE MILTON LIMA;
4- CRECHE JOSÉ SOARES;
5- CRECHE FRANCISCO SALES;
6- U.E. JOÃO FERREIRA LIMA (LAGOA DO FRIO);
7- U.E. ABÍLIO PEDREIRA (LOCALIDADE PEDREIRA);
8- U.E. ÂNGELO FRANCISCO (LOCALIDADE BURITI DO SOBRADO);
9- U.E. FRANCISCO LUIZ DE SOUSA (LOCALIDADE AÇUDE MÃO CORTADA);
10- U.E. JOÃO SOARES DE BRITO (LOCALIDADE PALMEIRINHA);
11-  U.E. MATEUS PEREIRA (LOCALIDADE SÃO MATEUS).

As demais escolas que também ofertam educação infantil, mas que possuem uma quantidade de alunos reduzida, funciona de maneira multiano ou que não tem a presença de um diretor, receberão posteriormente kits de livros.

Ao final do evento, foi anunciado o lançamento do Prêmio AlfaLetrar que consiste em:

• Produzir informações diagnósticas acerca do domínio das habilidades de leitura e escrita, visando orientar a formação de professores, o planejamento e a intervenção efetiva na sala de aula;

• Traçar um perfil da aprendizagem dos alunos em processo de alfabetização;

• Valorizar e reconhecer o trabalho docente de qualidade no âmbito da alfabetização, nas turmas de Pré-escola 2, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Ao todo, o prefeito Magno Soares irá investir R$ 11.100,00 para a premiação e valorização de professores que trabalham com a alfabetização das crianças castelenses.

Estiveram presentes o prefeito Magno Soares, a secretária de governo Socorrinha Azevedo, a secretária de educação Idala Moreira, secretariado municipal, vereadores, diretores, coordenadores pedagógicos, professores e toda a equipe da SEMED.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here