Rede Municipal de Ensino de Castelo do Piauí será premiada com selo de qualidade do Estudo Nacional Educação que Faz a Diferença

Visita dos técnicos do TCE na SEMED, em setembro de 2019

A pesquisa nacional mapeou redes municipais com bom desempenho no Ensino Fundamental e identificou as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas.

O Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), associação civil para promover o aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas do Brasil, realizaram uma parceria para desenvolverem o projeto Educação que Faz a Diferença. A iniciativa foi realizada em âmbito nacional e todos os 28 Tribunais de Contas com jurisdição na esfera municipal participaram. Os auditores dos Tribunais de Contas Estaduais (TCEs) e dos Tribunais de Contas dos Municípios (TCMs) foram os responsáveis por realizar as pesquisas de campo. Visitaram as redes de ensino, entrevistaram secretários, diretores, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes e seus pais a fim de identificar as principais estratégias e ações que garantem os bons resultados educacionais.

O TCE-PI escolheu a educação de Castelo do Piauí para pesquisar exemplos de boas práticas. Os técnicos visitaram a Secretaria Municipal de Educação, a Unidade Escolar Waldemar Salles e a Unidade Escolar Hilda Cardoso Vieira em setembro de 2019. Na oportunidade, declararam que iam propagar a metodologia de trabalho da educação municipal de Castelo do Piauí e que ficaram altamente satisfeitos com o que encontraram na visita.

Visita dos técnicos do TCE na SEMED, em setembro de 2019

Após a conclusão do estudo, as redes identificadas na pesquisa quantitativa foram reconhecidas com selos de qualidade, que variam segundo os critérios educacionais atingidos. Há três opções de selos: Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual.

Foram 118 redes selecionadas no estudo, e a Rede Municipal de Castelo do Piauí foi uma das reconhecidas pelas boas práticas de ensino e por seus bons resultados em 2019, no Ensino Fundamental. O município participará do lançamento nacional (online) e receberá seu selo de qualidade.

O lançamento será com evento online (ao vivo, pelo YouTube) para a premiação das redes de ensino, no dia 25 de Junho, às 14h.

A Prefeitura de Castelo do Piauí parabeniza e agradece o empenho e a dedicação de todos(as) que fazem parte da Educação Municipal.