Prefeitura de Castelo do Piauí promove ação de Combate a exploração sexual

20

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes teve na manhã desta quinta-feira (18) uma importante ação de alerta às crianças e adolescentes sobre a importância de denunciar o abuso e à exploração sexual.

A Prefeitura de Castelo do Piauí por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social trabalhou, desde o início desta semana, o combate ao abuso e à exploração sexual. No dia 18 de Maio o dia que lembra essa temática em todo o país aconteceu uma reunião, onde se fizeram presentes conselheiros (as), secretários (as) municipais, assistentes sociais, psicólogos (as) e educadores sociais, onde foram construídas outras ações, visando o enfrentamento à problemática no município. Dentre as ações elaboradas estão um diálogo com comunicadores populares, uma abordagem de rua e palestras com familiares a serem realizadas ainda em Maio. O grupo decidiu que, a campanha que se iniciou este mês continuará até o segundo semestre, quando serão desenvolvidos concursos de redação, desenhos e outras modalidades, envolvendo crianças, adolescentes e seus familiares

Por que 18 de Maio?

Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória – ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. O corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos da criança e adolescente, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que institui o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O dia tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual. É um dia em que a população do Brasil deve se manifestar contra a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Compartilhe