A Prefeitura de Castelo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu neste sábado (12) o Seminário Municipal PPAIC.
O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.
O PPAIC conta com cinco eixos, são eles: (I) Fortalecimento da Aprendizagem; (II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; (III) Cooperação, articulação e incentivo; (IV) Comunicação e Engajamento; e (V) Avaliação Externa e Monitoramento.
“O seminário teve com o objetivo apresentar boas práticas de alfabetização, observação e registro do desenvolvimento da aprendizagem, acolhimento dos estudantes para avaliações e valorização dos professores. No evento tivemos a palestra com tema “Avaliar para Ensinar”, além disso, selecionamos boas práticas para representar nosso município em todas as etapas dos Seminários Regional e Estadual”, destacou a secretária de educação, Idala Soares.
Em busca de contínuo avanço no fortalecimento do PPAIC em Castelo do Piauí, a educação municipal busca articular as experiências e os saberes dos participantes com os conhecimentos científicos adquiridos durante as ações formativas, oportunizando avanços nas práticas educativas na Educação Infantil, no Ciclo de Alfabetização e Gestão Escolar, com vistas a assegurar a alfabetização das crianças na idade certa.
O evento aconteceu no auditório da SEMED, com café da manhã, abertura com apresentação cultural com alunos do CMEI Profª. Maria Aparecida da Silva, fala de autoridades, palestra, apresentação de boas práticas, encerramento e almoço.
Estiveram presentes o prefeito Magno Soares, a secretária de governo, Socorrinha Azevedo, a secretária de educação, Idala Moreira, coordenadores pedagógicos, diretores, professores e toda a equipe da SEMED.