Castelo do Piauí está entre os 15 municípios do Piauí à receber o Projeto Rondon.

Batizada como Operação “Parnaiba” em homenagem ao curso d’água que divide os estados do Maranhão e do Piauí, terá suas atividades iniciadas em 18 de janeiro e encerra no dia 03 de fevereiro em Castelo do Piauí.

A Operação “Parnaíba” tem como objetivo principal impactar as lideranças comunitárias, os agentes multiplicadores, os difusores e os replicadores, os professores, os agentes de saúde, os servidores públicos e a comunidade em geral, capacitando-os nas seguintes áreas de conhecimento: saúde, educação, direitos humanos e justiça, cultura, trabalho, meio ambiente, tecnologia e produção, comunicação e comunicação social.

O estado do Piauí receberá 312 rondonistas, dentre professores e alunos universitários, que atuarão em 15 municípios do estado e terá como centro regional a cidade Teresina. Cada município receberá 20 voluntários de duas Instituições de Ensino Superior (IES).

O Projeto Rondon é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto, orientado pelos princípios da democracia, da responsabilidade social e da defesa dos interesses nacionais, tem como escopo de atuação dois grandes objetivos: a formação do jovem universitário como cidadão e o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.

Confira a equipe que estará na Operação Parnaíba em Castelo do Piauí: