Prefeitura de Castelo do Piauí é selecionada em prêmio da OPAS através de Relato sobre combate ao coronavírus

O município de Castelo do Piauí adotou uma série de medidas para enfrentamento ao coronavírus e uma delas foi isolar castelenses vindos de São Paulo no CETI Cônego Cardoso por sete dias, já que São Paulo é um dos epicentros da Covid no país.

A estratégia foi relatada e submetida a um concurso promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas.

O prêmio denominado APS Forte tem como objetivo identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas locais, municipais ou regionais que tenham como foco a melhoria da Atenção Primária em Saúde.

Nesse concurso o relato de Castelo do Piauí foi um dos poucos selecionados para avançar para a segunda fase. O título do relato é Castelo do Piauí no combate à COVID-19: isolamento social e quarentena como estratégia de enfrentamento, de autoria do enfermeiro Enos Vieira de Oliveira, com os coautores Leila de Almeida Soares (Secretária Municipal de Saúde), Yago José Alves Soares e Hurdenia Alves de Araújo está apto para concorrer ao prêmio.

No trabalho proposto para avaliação, é relatado a ação da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, que consiste em isolar as pessoas que chegam do estado de São Paulo. Essas pessoas permanecem por sete dias em uma escola de tempo integral da rede estadual e recebem toda a assistência. Em caso de apresentar sintomas são encaminhadas para uma casa onde permanecem sobre acompanhamento. Essa ação foi de grande importância para evitar a propagação descontrolada do novo coronavírus no município.

Para acessar os detalhes do relato basta acessar o link. Além de Castelo do Piauí, relatos de Juazeiro do Piauí, José de Freitas, Pio IX e Teresina também foram selecionados.

Com informações: Prefeitura de Castelo e Blog Neto Monte