Prefeitura de Castelo divulga programação da campanha Janeiro Branco

Desde 2017 a campanha Janeiro Branco é desenvolvida em Castelo do Piauí, através do Centro de Atenção Psicossocial em parceria com as secretarias municipais. A Campanha pretende mobilizar a sociedade em favor da Saúde Mental e Emocional com ações que serão realizadas no município ao longo do mês de Janeiro.

Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Mistério da Saúde indicam que o Brasil tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à saúde mental/saúde emocional dos indivíduos e de toda a sociedade.

“O CAPS de Castelo do Piauí, juntamente com as demais secretarias municipais, realiza de forma intersetorial a Campanha Janeiro Branco por entendermos a importância de convidar as pessoas a pensarem sobre suas emoções, sobre o cuidar de si e do outro, e em especial do lugar em que vivemos, para nos proporcionar melhor qualidade nas relações e nossa vida diária”, pontua a Coordenadora do CAPS, Enilda Alves.

Através da campanha, o objetivo é difundir um conceito ampliado de saúde mental/saúde emocional, para que todos consigam viver satisfatoriamente em sociedade. O mês de janeiro foi escolhido para mobilização pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e, a cor branca, pois, como em uma tela em branco, seria um incentivo à sociedade a desenhar novas possibilidades em suas vidas.