Prefeitura de Castelo realiza culminância do projeto “Vamos Cuidar do Nosso Meio Ambiente”

Na manhã desta quarta (26), a Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente finalizaram as atividades do projeto de Educação Ambiental “Vamos Cuidar do Nosso Meio Ambiente”. O encerramento aconteceu no Ginásio Poliesportivo.

Durante o mês de Junho, todas as escolas, em todas as modalidades de ensino, incluindo a Educação Infantil, Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, EJA e Ensino Médio trabalharam de forma lúdica e com muito empenho a temática de Educação Ambiental.

Com o objetivo de conscientizar toda a população da importância de cuidar da natureza, dos seres vivos e dos recursos naturais, que são indispensáveis à vida de todos, as escolas orientaram os estudantes a plantarem árvores, cuidar da cidade, visto que Castelo é uma cidade turística e é preciso inserir a cultura de sustentabilidade.

Na culminância, cada escola fez uma apresentação, de diferentes temas, sobre o Meio Ambiente:

• Animais em extinção;
  • Preservação dos pontos turísticos de nosso município;
  • Conservação da flora e da fauna brasileira;
  • Preservação dos rios e nascentes;
  • Desmatamento;
  • Fontes limpas de energia;
  • Água;
  • Aquecimento global;
  • Exposição da EJA sobre objetos recicláveis;

O projeto foi trabalhado também por dezessete escolas da zona rural, e teve participação das escolas estaduais.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Daniel Machado, Coordenador do Meio Ambiente Joelson Vieira, os secretários Leila Soares, Marcos Aurélio, Nina Silva.

Todos os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas urbanas, e as diretoras das escolas do ensino médio da rede estadual, Fátima Damasceno e Socorro Soares.

A Secretaria de Educação parabeniza o empenho e dedicação de todos os professores, coordenadores, gestores escolares, alunos e equipe da SEMED. Em especial, a professora Chaguinha Monte, é responsável pela pasta pedagógica da SEMED, e autora do projeto.

Capacitação do IBAMA

No final deste mês de Maio, a Secretaria de Educação teve dois dias de capacitação com a equipe do IBAMA-PI.
Para os professores, gestores, coordenadores da SEMED e das escolas sobre escola sustentável, que foi de grande importância para o desenvolvimento e finalização do projeto.