Aluna da U.E. Humberto Lima representa Castelo em Conferência Nacional em São Paulo

A aluna da Unidade Escolar Humberto Lima, Taylle Maria, 12 anos, representou o município de Castelo na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que aconteceu em São Paulo. O projeto é iniciativa do Ministério de Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente que passa por quatro etapas: na escola, no município, estado e, a última etapa, nacional.

A V CNIJMA é iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Amibiente, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Tem como principal objetivo fortalecer a educação ambiental nas escolas, incentivando as questões socioambientais locais e globais na comunidade escolar, bem como na sociedade, além de atitudes para melhorar a aprendizagem dos alunos.

De acordo com a aluna Taylle Maria, ela ficou muito feliz de ir para São Paulo e representar a cidade de Castelo do Piauí. “Foi um momento único na minha vida em representar meu município. Fiz amizades verdadeiras, aprendi formas diferentes de cuidar da água, do meio ambiente e da preservação. Eu quero ensinar meus colegas de classe as formas diferentes de cuidar do nosso meio ambiente”.

A diretora da Unidade Escolar Humberto Lima, Irlandia Ribeiro, conta que o projeto da escola foi um dos 17 selecionados, entre os 50 eleitos, inicialmente, nas 610 escolas do Estado que realizaram as conferências escolares.

Foram aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo pais, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, os jovens aprofundaram a temática, socializaram os projetos e participaram de oficinas.