Prefeitura de Castelo realiza capacitação para os novos Conselheiros Tutelares do município

A Prefeitura de Castelo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a Capacitação para os novos Conselheiros Tutelares, no auditório da SEMED.

Com o tema “O Sistema de Garantia de Direitos na Proteção Integral à Criança e Adolescente”, a capacitação teve como objetivo principal refletir sobre a articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil no processo de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos humanos da criança e do adolescente.

O evento teve vários objetivos específicos:

– Realizar capacitação de conselheiros/as tutelares eleitos para o pleito (2020-2024) sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e suas competências na defesa e proteção à criança e ao adolescente;

– Fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente no município de Castelo do Piauí;

– Oportunizar às crianças, adolescentes e seus familiares um atendimento de qualidade com vistas ao fortalecimento da convivência familiar e comunitária;
A programação aconteceu durante todo o dia, com a palestra “Proteção Integral à Criança e Adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos: reflexões e práticas pelas mediações constituídas a partir do ECA”, com a Profa. Dra. Maria D’Alva de Macedo Ferreira (UFPI), palestra com a Coordenadora Pedagógica, Chaguinha Monte, e na parte da tarde uma oficina com a participação da Secretária de Assistência Social, Graça Silva, e a Coordenadora Pedagógica da SEMED e membro do CMDCA, Chaguinha Monte.

Estiveram presentes os novos Conselheiros e alguns suplentes para o novo exercício de 2020. Na oportunidade, os Conselheiros receberam diplomas de participação.

A Secretária, Graça Silva, entregou a todos os participantes um exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente e um mimo de Natal.