Secretaria de saúde realiza ‘Semana do Bebê’ em Castelo do Piauí

A Prefeitura de Castelo do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a abertura da Semana do Bebê nesta segunda-feira (26), no auditório da Semed. A Semana tem como tema “Primeira Infância: Inclusão e Afetividade”.

Durante o evento, foram realizadas a apresentação de balé das crianças da AJUCA, uma palestra sobre a importância da afetividade na primeira infância, ministrada pela assistente social Lianara, além da implantação dos testes do coraçãozinho, orelhinha e linguinha e a certificação das Bebês Prefeita e Vice-prefeita.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê e demais temas.

A secretária de saúde, Antônia Soares, falou sobre a importância da ação. “É um importante momento de atividades desenvolvidas com as crianças. A gestão do prefeito Magno oferta uma rede de proteção intersetorial às suas crianças desde a concepção. Hoje, entregamos um importante serviço de triagem neonatal com a implantação dos testes do coraçãozinho, orelhinha e linguinha, que se somam ao teste do pezinho já existente na nossa rede de saúde”, disse.

A programação segue até o dia 29 de setembro, com a realização de palestras, oficinas e atividades lúdicas nas escolas e creches do município.

Estiveram presentes na abertura o prefeito Magno Soares, a secretária de governo e primeira-dama, Socorrinha Azevedo, o secretariado municipal, profissionais de saúde, educação e da assistência social, e a população castelense.

Castelo do Piauí 260 anos 🎉