Prefeitura de Castelo lança projeto de Educação em Saúde Ambiental para enfrentamento ao Aedes aegypti

Considerando a Educação Ambiental como um dos elementos fundamentais da gestão ambiental, a Prefeitura Municipal de Castelo através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a FUNASA- Fundação Nacional de Saúde, através de convênio firmado entre essas instituições, realizaram o lançamento do “Projeto de Educação em Saúde Ambiental para Enfrentamento do Aedes aegypti”, no município. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 09, no Auditório da Secretaria de Educação.

O Projeto contará com a contribuição dos educadores, dos Agentes Comunitários de Saúde, dos Agentes de Endemias, da sociedade e de outros segmentos sociais que aceitarem o desafio de refletir sobre o papel da Educação Ambiental frente às problemáticas atuais.

A ação tem como objetivo sensibilizar a população em relação à prevenção da dengue, zika e chikungunya.
Entre as atividades planejadas que serão desenvolvidas estão: mutirões de limpeza, distribuição de materiais informativos e educativos, murais, rodas de conversas, oficinas, teatros e gincanas.

O Projeto é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e envolve todas as secretarias municipais, com uma contribuição especial das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

“Por ser a Dengue uma das doenças mais frequentes no Brasil, a erradicação do mosquito Aedes aegypit é uma necessidade urgente da nossa gestão, através da conscientização da nossa população”, destaca Edmilson Abreu, Secretário de Meio Ambiente.

As ações destinam-se a assegurar no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas funções da sustentabilidade – ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política – ao desenvolvimento do município, resultando em melhor qualidade de vida para toda a população por intermédio do envolvimento e participação social na proteção, conservação ambiental e na manutenção dessas condições a longo prazo.

O lançamento contou com as presenças do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Edmilson Abreu, Secretária de Educação, Idala Moreira, Secretária de Saúde, Leila Soares, Francisca Pereira do Conselho de Meio Ambiente, representando a Secretaria de Assistência Social, e a Professora em Saúde Ambiental, Márcia Honório, que irá ministrar os cursos e ações do Projeto.