PREFEITURA DE CASTELO ESCLARECE DIVULGAÇÃO FALSA SOBRE DESPESAS EM 2018

A Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí vem a público prestar esclarecimentos à população sobre a divulgação de uma notícia falsa, feita em redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens.

Trata-se de uma postagem que tem intenção de confundir o leitor sobre supostas despesas, realizadas pelas secretarias municipais de Castelo do Piauí, no presente ano. O autor da “fake news” fez um recorte, de forma tendenciosa, da imagem de uma tabela que possui 8 colunas. Porém, na edição, exibiu apenas três colunas, levando a entender que os valores exibidos na coluna DOTAÇÃO INICIAL equivalem às despesas anuais, desta prefeitura.

Para o entendimento correto, a DOTAÇÃO INICIAL é uma previsão de limite de gastos e não o saldo em conta corrente. Ou seja, a prefeitura não tem esse dinheiro em conta. Mas, caso seja possível, o recebimento de recursos que venham de emendas, programas ou projetos, a Lei exige que exista a previsão, chamada de DOTAÇÃO.
Veja abaixo a tabela completa, sem meias verdades.

Sobre esse assunto, o contador da Prefeitura, Igo Barros, disse que esta postagem só está se referindo ao orçamento aprovado pela Câmara Municipal, em 2017, em que mostra os valores do ORÇAMENTO FINANCEIRO PARA SER EXECUTADO, não se trata de dinheiro e sim de uma previsão de gastos para o ano de 2018, de acordo com a LOA n°1265/2017 aprovada em 27/12/2017.

A população de Castelo do Piauí deve ter muito cuidado ao ler informações provenientes de pessoas que não têm compromisso com a verdade nem com o município.