Profissionais de diversas áreas se reúnem para desenvolver ação na Pedra do Castelo

1059

 

O Secretário Municipal de Turismo de Castelo do Piauí, professor Anderson Lima, participou da primeira reunião de planejamento na manhã dessa terça-feira (28), para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Castelo. A reunião aconteceu no Laboratório de Geologia do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI), contando com a presença de autoridades em áreas diversas, como zoologia, geologia, arqueologia, geoprocessamento, etc.

A reunião teve o objetivo de nortear as ações iniciais para os estudos exigidos na elaboração do documento que deverá reger a rotina do Parque da Pedra do Castelo. Devem ser feitos estudos da flora, da fauna, da geografia, dos acervos rupestres e dos planos de intervenção arquitetônica.

Segundo o professor Anderson, a elaboração do documento será facilitada pelo envolvimento de pessoas que já têm conhecimento da região em suas especialidades. Em exemplo, citou a professora Dr. Conceição Lage, arqueóloga renomada da UFPI que há muito tempo desenvolve pesquisas e aulas de campo na área do parque, contando ainda com a participação de especialistas em geoprocessamento do IFPI, especialista do Iphan e a presença do sociólogo estudioso da área, Benedito Rubens.

“O engajamento entre as diversas instituições provocado pela Vice-governadora Margarete Coelho será de grande importância para a conclusão deste objetivo. Contaremos com todo o apoio da gestão municipal que tem no prefeito Magno Soares um grande entusiasta do assunto, já tendo inclusive garantido uma emenda para a construção de um estacionamento e guarita para controle de entrada de visitantes ao parque. Mas até para esta obra precisamos do Plano de Manejo que começa a tomar forma a partir de agora, com o empenho total deste secretário”, concluiu Anderson Lima.

Compartilhe