Prefeitura de Castelo do Piauí fornece transporte escolar de qualidade

A Prefeitura de Castelo a pedido da Secretaria Municipal de Educação, recebeu uma comissão da empresa responsável pela locação do transporte escolar do município, que esteve na cidade na manhã de hoje (01) realizando uma vistoria em todos os veículos que compõem a frota de transporte de alunos das escolas municipais.

Além dos veículos contratados, a equipe também realizou uma inspeção na frota própria para identificar possíveis pendências a serem solucionadas pelo prefeito. A nova gestão completa o primeiro trimestre de trabalho e já transformou o atendimento no transporte escolar. Para se ter uma ideia, de 43 veículos que faziam o transporte de alunos, apenas oito não eram adaptados. A situação hoje é bem diferente e dos 38 veículos que compõem a frota, apenas dez são adaptados, ou seja, quase 80% da frota é composta por vans, micro-ônibus e ônibus.

Os veículos autorizados a transportar alunos são os mesmos que, em conformidade com as normas do Código de Trânsito Brasileiro, têm especificações adequadas para transporte de passageiros, a exemplo de ônibus, vans e kombis. Em algumas regiões em que as estradas são precárias ou não existam veículos apropriados disponíveis, o Detran autoriza o transporte de alunos em carros menores, desde que os veículos sejam adaptados para tal. Esses veículos autorizados extraordinariamente são, normalmente, camionetes.

A secretária de educação, Socorro Azevedo, esteve no local com membros da sua equipe dando o suporte necessário ao trabalho dos vistoriadores.

Ao final dos trabalhos, o pessoal encarregado da vistoria considerou a frota apta ao transporte escolar dentro do que preconiza as leis que regem esse transporte. Foram detectados alguns problemas pontuais em pouquíssimos casos e que serão sanados pelos proprietários e em se tratando de veículos da frota própria, pela prefeitura.