Prefeitura de Castelo executa elaboração de Plano de Manejo com cooperação técnica do IFPI

A Secretaria Municipal de Turismo de Castelo do Piauí, com o apoio do IFPI (Instituto Federal do Piauí) realizou uma visita técnica no Parque Natural Municipal Pedra do Castelo.

A ação teve por objetivo o diagnóstico biótico, abiótico e de demais componentes do patrimônio natural, para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do parque que abriga a Pedra do Castelo e outros atrativos turísticos.

A equipe levou cerca de 6 horas e meia num percurso de quase 11km em terreno acidentado, pouco explorado e com mata fechada.

Segundo o geólogo Prof. Dr. Érico Gomes, o trabalho de diagnóstico na sua área de pesquisa é comparado à montagem de um quebra-cabeça cujas peças foram embaralhadas ao longo de milhões de anos. O objetivo é a compreensão da formação das cachoeiras, cavernas, cânions, etc.

O Secretário Anderson Lima fez questão de acompanhar a equipe na incursão e se mostrou confiante na conclusão do projeto. “Sabemos das dificuldades que as instituições de pesquisa enfrentam no atual contexto nacional, mas contamos com o suporte da Prefeitura de Castelo, através do Prefeito Magno Soares, para que este importante feito tenha sucesso e o nosso parque municipal consiga o tão sonhado Plano de Manejo”, explicou.

Foram feitos registros fotográficos, coleta de espécimes da flora, marcação com georreferenciamento e planejamento para a próxima visita do grupo, a ser marcada para as próximas semanas.

Representando o IFPI estava o Prof. Dr. Érico Gomes, o Prof. Mestre Marcelo Ventura e o graduando de Biologia Mike Carvalho. Também estavam o Secretário Mun. de Turismo de Castelo do Piauí, Prof. Anderson Lima, a Coordenadora de Turismo, Nayna Alves, o vigilante do Parque Pedra do Castelo, Carlinos Azevedo, e o guia da Condatur, Jordano Bruno.

Fonte: ASCOM – PMCDP